Tradução
No Jogo Original de Pokemon Red/Blue, quando você encontra o seu rival na cidade de Lavender, ele te pergunta se entende como é ver um de seus pokemons morrer. A essa altura do jogo ele já não tem mais o seu Raticate que ele usava em batalhas passadas.
A batalha antes disso foi no S.S. Anne. O Raticate do seu rival ficou com feridas sérias após a batalha... mas, por causa das pessoas e agitação do cruzeiro, ele não conseguiu chegar a tempo do centro pokemon e seu Raticate faleceu.
A verdadeira razão de seu rival estar em Lavender, é para orar por seu amigo pokemon. Tirando isso, ele nunca sequer te responsabilizou pela morte do pokemon. Ele esconde a sua dor e a transforma em motivação para a sua jornada e se tornar o Campeão da Liga Indigo.
A morte do seu Raticate efetivamente destruiu a sua malicia e inocência infantil. Apesar de ele dizer a si mesmo que não te responsabiliza, ele guarda no subconsciente uma grande quantidade de ressentimento que é usada como combustível para suas ambições. Lacrimejante, ele jura na tumba de seu Raticate que não falhará no seus desejos, que treinará arduamente na esperança de ser melhor que você... te derrotar... e eventualmente chegar na Liga Pokemon.
Alguns momentos depois de ele se tornar o Campeão da Liga Indigo, ele é derrotado... por Você. Apesar de ter cumprido sua promessa ao Raticate, foi dolorosamente por um instante. No final, seu Rival é repreendido pelo avô enquanto você é elogiado.
Durante o Jogo, você rouba a inocência do seu Rival, destróis seus sonhos e ainda finaliza roubando o amor de seu próprio avô. Ah, e só pra dizer, seu rival não tem pais, ele é órfão.
Reflitam.